Mídia social vs Rede social: Qual a diferença?

Vivemos em uma época em que a evolução do mundo está diretamente conectada ao
desenvolvimento tecnológico, o que consequentemente altera o nosso modo de se comunicar com os
demais. É aí que entram as ferramentas de convívio social digital, disponíveis num grande universo
cibernético na palma de nossas mãos.
Segundo dados do IBGE (2019), no Brasil, cerca de 64,7% dos brasileiros possuem acesso à internet
diariamente. Cada vez mais utiliza-se de mídias sociais digitais para uma rápida porém eficiente
comunicação sem fronteiras. O Instagram, por exemplo, possui um acesso diário de
aproximadamente 500 milhões de pessoas por dia no mundo, e é utilizado por empresas como o
principal meio de comunicação com seus clientes. Mas você sabe a diferença entre uma mídia social
e uma rede social?
Os dois termos não são recentes. Derrick de Kerckhove, pesquisador e autor belga, já defendia o
conceito de mídia como algo muito amplo, ilimitado de tangibilidade, pois é tudo que transmite ou
compartilha alguma informação. O entusiasta atua na área que ele mesmo denominou como
“Tecnopsicologia”, onde estuda até hoje as influências do mundo digital através das gerações. Se
pegarmos o que Kerckhove nos ensina, podemos ter uma noção sobre as mídias sociais: Tudo o que
possibilita uma transmissão comunicacional.
Desde uma simples cédula de dinheiro ao mais tecnológico equipamento que te permite um gostinho
do cobiçado futuro. Sofremos essas influências da comunicação desde o momento em que
nascemos, pois o ambiente midiático em que crescemos certamente nos moldam em relação ao
modo de viver que iremos adotar. Portanto, as mídias sociais são locais para a descentralização de
informações, onde encontra-se conteúdos que transmitem alguma mensagem ao telespectador. O
blog da Ativa é um exemplo, pois estamos compartilhando conhecimento com vocês.
Em relação às redes sociais, podemos defini-las como ferramentas que geram um certo
relacionamento entre pessoas em comum, de forma com que a interação entre os dois ou mais
indivíduos é o foco principal, como é o caso do Facebook, Whatsapp, Instagram, dentre outras.
Constrói-se um vínculo afetivo através destas ferramentas, de diferentes níveis de importância e
objetivos finais. É importante ressaltar que toda rede social é uma mídia social, devido ao grande
fluxo de informações disponíveis para consumo.
Apesar de pequena, é interessante saber a diferença entre os dois termos, não é?
A propósito, não deixe de conferir nossos perfis nas redes sociais!