Segmentação de mercado: Como diferenciar sua empresa?

Para atender melhor às necessidades do seu público, é preciso compreender quem são seus clientes, quais suas preferências, costumes e gostos, para elaborar uma estratégia de marketing correta e alinhada ao seu objetivo e aos desejos do consumidor.

A segmentação de mercado possibilita focar em um público-alvo específico e, assim, analisar o comportamento e os desejos desse coletivo para desenvolver estratégias que atendam às imposições dele e que despertem a sua atenção. Focando no seu público e consumidores em potencial, suas atividades passam a ser rigorosamente relacionadas a esse objetivo e tudo se torna mais produtivo, já que você não perderá tempo com informações que não te auxiliem a atingir o seu objetivo.

Quanto mais se investir na pesquisa para esse processo, melhores serão os efeitos operacionais e os resultados obtidos. Abaixo, listamos três critérios utilizados para a segmentação de mercado:

Segmentação Demográfica

A demografia estuda estatisticamente as populações e seus aspectos. Assim, a segmentação demográfica expressa dividir os mercados com suporte nessas características da população.

Algumas dessas variações podem ser: faixa etária, tamanho médio das famílias, sexo, estado civil, raça, nacionalidade, religião etc.

Segmentação Socioeconômica

A segmentação socioeconômica é o fracionamento do mercado em perfis sociais e econômicos da população. Seu propósito é identificar variáveis como: classe social, renda, profissão, escolaridade, posses de bens, entre outros.

Segmentação Geográfica

Não há como fazer um bom trabalho de segmentação de mercado sem levar em consideração o critério geográfico.

O local em que se vive determina o modo como uma pessoa se comporta. Compreendendo onde e como potenciais clientes vivem, trabalham e passam férias, por exemplo, fica mais simples atender às suas necessidades, com mais oportunidades de sucesso nessa empreitada.

Os métodos da segmentação geográfica podem ser: países, estados, bairros, CEPs etc.

Em um mercado competitivo como o atual, a segmentação pode ser o diferencial da sua empresa para otimizar vendas e reter clientes. O importante é estar sempre em busca de melhorias para o seu negócio!