Você sabe de onde surgiram estes 5 ícones?

Estes ícones aparecem no nosso cotidiano de maneira tão comum, como se já fizessem parte de nós há muito tempo. Mas você já parou para se perguntar qual a sua origem? Por qual razão têm este formato?  Quem os criou?

Então vamos matar a sua curiosidade desvendando o mistério de alguns dos símbolos mais conhecidos e utilizados no dia a dia.

desligar

LIGAR/DESLIGAR

Este é um dos símbolos mais universais que existe, e é utilizado nos mais diversos aparelhos que você pode imaginar.
Oriundo do sistema binário usado por engenheiros na Segunda Guerra Mundial, o 1 significa ligado, e o O deligado. Em 1973, a CIE (Comissão Internacional Eletrotécnica) chegou à conclusão que um círculo interrompido por uma barra no centro representaria, o estado de “standby” dos aparelhos eletrônicos. No entanto, o IEEE (Instituto dos Engenheiros de Eletrônica e Elétrica) achou a definição muito vazia, e resolveu que o símbolo deveria representar as expressões “ligado / desligado”.

play

PLAY

Este é um ícone que se encontra na maior parte e nos mais diferentes suportes. Mas, resta a dúvida: onde surgiu?!
Não há uma noção exata de onde ele surgiu exatamente, o que se afirma é que sua criação foi dada a partir da década de 60, na era do audiovisual e da bobine. O significado original do triângulo nesse período, era uma seta, indicando a direção do carretel.
O grande sucesso deste ícone deve-se simplesmente à globalização e popularidade da indústria de equipamentos eletrônicos.
Através de tamanho sucesso, foram criados outros ícones na mesma base triangular, como por exemplo, os ícones de avançar para a frente ou para trás de um player.

bluetooth

BLUETOOTH

Dentre todos os ícones aqui apresentados, o do Bluetooth definitivamente tem a melhor história.
Harald Blåtand ou Harold Bluetooth , em inglês, foi um Rei Dinamarquês, no século X. Uma de suas grandes paixões eram os frutos azuis (os conhecidos mirtilos ou blueberrys) e por isso os seus dentes sempre se manchavam de azul, daí sua grande fama. No entanto, não foi por essa razão a origem do ícone, foi o fato da unificação do monte da Escandinávia, ou seja, do objetivo de Bluetooth.
Com base nesta antiga história foi desenvolvido o ícone. Construído a partir das iniciais H e B (Harold Bluetooth), como poderão ver facilmente na imagem.

11_icones-02

PARTILHAR

Este ícone muito semelhante a um diagrama de árvore, foi desenvolvido por Alex King, em dezembro de 2006 e comprado pela ShareThis em 2007. Inicialmente, para criar a ação genérica de compartilhar uma página (bookmarking social ou memetracker), ou seja, enviar um e-mail da página para alguém.
No entanto, este ícone não é universal por todos, como poderão ver na imagem abaixo e fica a dúvida se será este a liderar no futuro.

usb

USB

Com o significado de útil, omnipresente e barato, o USB está presente em diversos aparelhos e cabos, desde carregadores de aparelhos, discos externos, entre outros. Sua funcionalidade simplifica o uso de vários cabos.
E de onde surgiu a ideia do símbolo? Foi com Neptuno Trident Dreizack. O tridente simboliza o “poder”, no sentido de ser um único conetor para vários dispositivos. E as diferentes formas nas extremidades simbolizam a sua condução.