SEO: Para que serve e como aplicar

Mesmo com tanta informação acerca do Marketing Digital na internet, alguns termos ficam meio de lado quando você não trabalha diretamente com isso. O SEO pode ser um deles, mas agora vamos tirar suas dúvidas de uma vez por todas. O que significa SEO, quais seus objetivos, estratégias e práticas? Vamos por partes:

O que significa SEO

Esta sigla significa Search Engine Optimization, que em tradução livre pode ser “otimização para os mecanismos de pesquisa/busca”.

O grande objetivo de aplicar técnicas de SEO nos sites, textos e imagens que vão ser publicados na internet é fazer com que estes sejam encontrados com maior facilidade, frequência e antes de seus concorrentes quando alguém fizer uma pesquisa. Quem vai “encontrar e elencar” determinado site antes de outro é o próprio buscador (Google, Bing, Yahoo!). E só o Google recebe cerca de 3 bilhões de pesquisas por dia, de pessoas que precisam tirar dúvidas para resolverem seus problemas.

Por isso, a utilização das técnicas de SEO visa organizar o trabalho do buscador para que ele forneça rapidamente as respostas mais pertinentes, úteis e confiáveis quando a pessoa na frente da tela digitar uma palavra ou frase sobre o assunto que deseja. A página que estiver com as técnicas de otimização mais completas e detalhadas, considerando também sua popularidade e autoridade, será considerada pelo buscador como a mais confiável. Quanto mais visitas uma página recebe, melhor sua classificação.

Essa classificação é vista quando você examina uma página de resultados de mecanismo de pesquisa (Google, por exemplo). Os primeiros resultados e aqueles listados na lateral são anúncios: páginas que pagaram para aparecer no topo. Mas abaixo delas, irão aparecer 10 resultados não pagos, que chamamos de orgânicos. Estes, contêm as respostas mais populares e pertinentes. E estar entre os 10 primeiros é o seu objetivo como dono ou gerente da página. Afinal, a maioria das pessoas não chega a ir para a página seguinte. Aliás, 60% de todos os cliques orgânicos ocorrem nos 3 principais resultados. Então, veja os passos básicos para gerar mais tráfego orgânico na sua página.

Estratégias e práticas: como inserir técnicas de SEO em textos e imagens

Quanto mais o Marketing Digital se aprimora, maiores são as exigências a cumprir para estar dentro da concorrência. Hoje, início de 2017, existe uma série de metodologias a aplicar para ter um texto suficientemente otimizado.

– Escolha as palavras-chave
Basicamente, as palavras-chave são as palavras digitadas no mecanismo de pesquisa: os tópicos sobre os quais as pessoas estão querendo aprender mais.

Para atrair as pessoas ao seu conteúdo, é preciso fazer uma pesquisa para descobrir quais palavras-chave estão relacionadas à sua empresa ou setor.

Para isso, coloque-se no lugar das pessoas que estariam procurando por algo relacionado ao conteúdo que você oferece. Por exemplo, você tem um blog sobre alimentação saudável e fará um artigo sobre benefícios da batata-doce. Se você quisesse saber sobre este assunto, como procuraria na internet?

Provavelmente, colocaria frases como: “batata-doce na dieta”, “benefícios da batata-doce para a saúde”, “pratos com batata-doce”, etc. Portanto, escolha as mais específicas sobre o seu assunto.

Para ajudar nestas definições utilize o próprio Google analisando as respostas para as pesquisas que você faria, ou também pode usar ferramentas como keywords.io ou Google Webmaster Tools.

– Defina URLs de forma clara e mais óbvia possível
Se você vai fazer uma publicação em um blog sobre “roupa de cama para hotéis” e esta for sua palavra-chave, utilize-a no título, fazendo com que ela também apareça na URL (nomedoseublog/roupa-de-cama-para-hoteis).

– Adicione a palavra-chave no decorrer do texto
É importante mencionar a palavra-chave escolhida em alguns locais estratégicos do seu artigo, como no cabeçalho (primeiro parágrafo), nos subtítulos e algumas vezes ao longo do texto, de forma que fique natural.

– Renomeie imagens
Quando for inserir imagens nas suas publicações é importante renomea-las para um nome que descreva o conteúdo da imagem e, de preferência, utilizando a palavra-chave.

Lembre-se também de separar cada palavra com hífen, bem como é feito na URL. Estas técnicas facilitam a filtragem do buscador.

– Inclua links
Ao longo do texto, procure inserir links internos e externos. Os internos são os que levam a outros artigos do seu blog para incentivar a permanência do leitor na sua página. Os externos são de outros sites ou blogs, de preferência não concorrentes seus, e que sejam conhecidos e respeitados. Coloque estes links apenas se tiverem relacionados ao assunto que está tratando, sem exageros.

A razão disso é que um dos critérios que o buscador utiliza para elencar as páginas é analisando sua boa reputação na internet. E estar lincado com outras páginas de qualidade e respeito fará diferença a seu favor. Entre tantos critérios, o buscador dá preferência às páginas com otimização mais completa, com conteúdos relevantes e confiáveis.

– Facilite a experiência do usuário
Outras dicas importantes são: ter uma página fácil de navegar e agradável de estar; otimizar o conteúdo para celular, pois 80% dos usuários de internet possuem smartphone; incluir links para compartilhamento nas redes sociais, pois quanto mais compartilhamentos e novos acessos, maior seu tráfego orgânico.

Bem, estas são as dicas básicas e fundamentais de SEO. Mas existem diversos outros passos que contribuem para aumentar ainda mais a autoridade da sua página. No entanto, estes outros passos envolvem um conhecimento mais aprofundado e técnico de programação.

Existem muitos profissionais e empresas que podem ajudar nesse aspecto, devido à grande procura por estes novos serviços. Não deixe de começar a aplicar as técnicas de SEO ao seu website, portal ou blog e veja que, quando bem-feitas e monitoradas para melhorias constantes, os resultados irão beneficiar o seu negócio tanto online quanto off-line.