Entenda o Marketing Digital de forma lógica e eficaz!

Aqui mesmo, em nosso blog, você tem diversas dicas disponíveis e muito importantes sobre as diferentes etapas do processo de Marketing Digital e como atrair clientes para a sua marca. Mas tudo tem um ponto de partida, um desenvolvimento e um objetivo a ser alcançado. No caso do Marketing Digital, não falamos que o processo tem um fim, pois ele é um ciclo que se mantém em constante atualização, seguindo o ritmo acelerado da internet e do que as pessoas buscam nela diariamente. Calma, vamos explicar.

FALAR EM MARKETING DIGITAL É FALAR DE INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing é uma metodologia elaborada e desenvolvida para guiar e organizar o processo de vendas das empresas pela internet. Ele é o oposto dos processos intrusivos do marketing tradicional, e você já vai perceber a lógica. O marketing tradicional envolve:

• Cold calling (quando um vendedor de uma empresa que você nunca ouviu falar te liga sem você ter fornecido seu número e tenta te convencer a comprar determinado serviço/produto);
• Anúncios impressos;
• Comerciais de TV (valorizam mais a audiência do que o público);
• Mala direta (SPAM).

A tecnologia está tornando estas técnicas mais caras e menos eficazes, justamente porque elas não selecionam o público certo que desejam atingir, dão mais valor à empresa do que à necessidade do cliente e aparecerem, muitas vezes, em momentos inadequados, forçando as pessoas a vê-las. Já o Inbound Marketing se baseia na premissa de que a venda é uma mera consequência depois de atrair as pessoas certas até a sua marca, por meio de conteúdo relevante para elas, fazendo com que as vendas sejam um desejo natural e não forçado. Entenda:

MARKETING DE CONTEÚDO

A ideia é a seguinte: em vez de invadir a vida das pessoas com informações que elas não pediram e em momentos inconvenientes, o Inbound Marketing opta por capacitar seus potenciais clientes com informações relevantes que ajudem a detectar e resolver seu problema, preparando-o para uma futura compra. Isso pode ser feito, por exemplo, através de um blog e de publicações em redes sociais. Quando as pessoas têm um problema, elas normalmente acessam um mecanismo de busca na internet e digitam a sua dúvida, certo?

Quando elas digitarem o que procuram, seu blog aparecerá como uma das primeiras fontes de resposta. É fundamental oferecer conteúdo de qualidade, com cunho educativo, que seja útil e relevante a estas pessoas. Assim, você se tornará referência sobre a informação que fornece e elas irão buscar a sua fonte confiável sempre quiserem mais conteúdo de qualidade sobre determinado assunto.

Se uma pessoa ler seu artigo e quiser saber mais a respeito, lá estará você, com um belo botão de SAIBA MAIS ou ENTRE EM CONTATO para que ela faça isso na hora em que estiver pronta. Sem pressão. Lembre-se que este é o momento de capacitar seu futuro cliente a tomar as decisões certas por conta própria.

ENTENDENDA A METODOLOGIA INBOUND

Existem quatro etapas que ilustram a metodologia Inbound e o processo de vendas:

ativa-comunicacao-metodologia-inbound

As etapas estão divididas em: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. Abaixo das etapas estão os círculos que mostram a evolução do cliente. E abaixo dos círculos estão listadas as ferramentas mais comuns que se utiliza para atrair estes futuros clientes.

Na fase da atração, você precisará atrair visitantes ainda estranhos para o seu site. As ferramentas mais importantes a utilizar são blog, e-mail, otimização de site, links patrocinados e mídias sociais. Aqui, os botões de Call to Action (chamadas para ação) e links com ofertas do estilo SAIBA MAIS são fundamentais para levar a pessoa à próxima etapa.

Na fase da conversão, é hora de reunir as informações de contato, transformando os até então desconhecidos em leads, que são os potenciais clientes, pois eles demonstraram um interesse a mais no seu conteúdo. Esta fase é muito importante pois o contato do lead é a moeda no mundo Inbound. Você precisará de, no mínimo, o endereço de e-mail da pessoa. E para que ela faça isso de forma voluntária, você precisará oferecer algo em troca, como e-books, dicas, infográficos, vídeos e outros materiais que forneçam ainda mais conteúdo útil.

Na fase do fechamento, você já conseguiu o contato do seu lead, oferecendo a ele mais conteúdo relevante e deixando-o ainda mais preparado para tomar a decisão de compra do seu produto ou serviço por conta própria. Como ele já se demonstrou bastante interessado no que você oferece, este é o momento oportuno de se apresentar de forma mais direta. Uma boa ferramenta a usar agora são e-mails com ofertas e apresentações do seu produto ou serviço, levando a pessoa até seu site para realizar a compra. Eles não serão invasivos, pois a pessoa buscou por isso e passou o contato dela para você.

Na fase do encantamento, você mantém o relacionamento com o seu cliente. E não se esqueça das pessoas que já eram clientes antes, mesmo sem ter passado por todo este processo. O encantamento deve ser constante e com todos os seus clientes, sejam novos ou antigos. O objetivo é mantê-los encantados com seus conteúdos, produtos e serviços para que sejam fiéis e acabem ajudando a promover sua marca por conta da satisfação e confiança que sentem.

PARA FINALIZAR, ANALISE TUDO, SEMPRE!

Viu só? Todo este processo se torna um ciclo, pois estes clientes “encantados” irão ajudar a atrais mais “estranhos” que se tornarão leads, que se tornarão novos clientes encantados e felizes.

E para complementar todo o processo, temos também a constante análise, o monitoramento e a otimização de cada fase. Empresas especializadas nisso ajudam a manter sua marca sempre bem ranqueada nos mecanismos de busca, planejam e criam campanhas com base em dados e estatísticas para otimizá-las constantemente até que obtenham o resultado desejado.

Tudo isso que você leu aqui serve como uma boa base para você se aprofundar ainda mais em cada etapa, descobrir métodos mais eficazes de aplicá-las, até saber tudo o que for necessário sobre o maravilhoso mundo do Marketing Digital para que a sua marca chegue e permaneça no topo.

Obrigado por acompanhar nosso artigo até aqui. Convidamos você a continuar acompanhando nosso blog e receber mais conteúdo valioso para o sucesso da sua marca na internet e fora dela.