UI Design e UX Design, você sabe a diferença?

User Interface Design (Design de Interface do Usuário), ou UI Design, é a maneira pela qual uma pessoa interage e controla um programa, software ou aplicativo. Tal controle pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer maneira que forneça interação entre o dispositivo e o usuário.

Um bom UI antecipa e otimiza as necessidades do usuário, garantindo que a interface seja de fácil acesso e utilização, fornecendo o que chamamos de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência amigável e que não cause frustrações a quem estiver utilizando.

UI-Design

É comum que se confunda UI Design com UX Design, mesmo que seus nomes se assemelhem, suas abordagens são bem diferentes. UX diz respeito à experiência do usuário e com os seus sentimentos, já UI é o modo como o usuário alcançará tal experiência.

É importante ressaltar que UI não é apenas como um dispositivo se parece, nem como seu menu é composto. User Interface é sobre como ele funciona na prática e sobre como a interação do usuário será realizada, indo muito além de como o produto aparenta ser.

large_Envato_1

Qual a verdadeira diferença entre UI Design e UX Design?

Primeiramente, as duas nomenclaturas tem significados diferentes, mas são complementares e fundamentais para um bom design.

A experiência do usuário em um dispositivo vai muito além de apenas fornecer aos clientes o que eles dizem querer, sendo necessário fazer com que eles se sintam satisfeitos por possuírem seu produto e felizes em utilizá-lo. Para trabalhar com UX é preciso que o designer avalie como os usuários se sentem sobre um sistema, considerando aspectos como a praticidade de uso, eficiência na execução de tarefas, percepção de valor do sistema e demais características.

interactiondesign

Entendido que o UX Design trabalha com as emoções e experiências dos usuários, torna-se mais fácil entender que o UI é justamente a conexão para que essas experiências aconteçam. Segundo  Jef Raskin, especialista em interação humano-computador americano conhecido por iniciar o projeto do Macintosh para a Apple Computer no final da década de 1970, a interface é a maneira que você realiza tarefas com um produto, ou seja, o que você faz e de que modo que ele responde.

Tubik-Studio-UI-design-Saily-app

Em resumo, o UI Design é a relação entre a interface e o usuário, já o UX é como essa relação trabalhará o âmbito emocional do usuário, a sua experiência com o dispositivo.