Como prospectar clientes através do marketing digital: as melhores dicas e práticas.

Todos os dias, empresas, coaches e consultores trabalham arduamente para conseguirem fechar com aquele tão sonhado novo cliente. As novas mídias e estratégias de marketing digital podem ser grandes aliadas nessa tarefa.

Hoje em dia, a internet possibilita que o cliente venha até você. Mas como fazer isso? Bom, tudo começa com a entrega de algo de valor a ele. Através do inbound marketing, por exemplo, a sua empresa produz conteúdo de alta qualidade e oferece gratuitamente para o público como forma de educar e aproximar o seu público-alvo da marca.

Um cliente em potencial é chamado de lead, que dentro do marketing digital, significa alguém com um perfil que se encaixa no público interessado pelo seu conteúdo, serviço ou empresa, que de alguma maneira, você tenha oferecido através das redes sociais.

Por exemplo, imagine que você está em busca de uma agência digital para cuidar das redes sociais do seu negócio. Então, você acaba encontrando respostas para a sua pesquisa numa página específica que te oferece informações e conhecimento justamente sobre redes sociais. Neste momento, já é criado um vínculo de empatia com a organização. Então, essa empresa ainda te oferece uma análise completa gratuita das suas redes e potenciais formas de melhorá-las e apenas pede em troca algumas informações básicas, como nome ou e-mail.

Com essas informações em mãos, você pode fazer o contato certo e ainda oferecer o produto certo para o público certo. É assim que o marketing digital, através do marketing de conteúdo, te ajuda na prospecção de possíveis clientes e ainda oferece todas as ferramentas necessárias para alcançar resultados realmente extraordinários.

O RD Station, parceiro da Ativa, dá cinco dicas essenciais e rápidas para prospectar clientes de forma mais eficiente. Confira abaixo:

Defina o que é um potencial cliente para você: ligar para todo mundo não funciona, pois nem todo mundo tem poder de compra ou se beneficiaria do seu produto. Antes de sair prospectando, defina quem são os seus reais potenciais clientes.

Faça uma lista com esses potenciais clientes: não adianta nada definir quem são seus potenciais clientes se você não pode contatá-los. Por isso, ter essa lista é o segundo passo do processo de prospectar de clientes.

Pesquise e pré-qualifique os potenciais clientes da lista: independentemente da lista de origem dos Leads, provavelmente nem todos eles são qualificados. Ligar para todo mundo da lista levaria você a entrar em contato com muita gente que não tem nenhum potencial de compra, o que seria um desperdício de tempo da sua equipe de vendas.

Tenha um processo de prospecção claro: qual a melhor maneira de prospectar esse Lead? Como conseguir o contato da melhor maneira possível com os Leads que você acredita serem os potenciais clientes de sua empresa? Por telefone? Por WhatsApp? Via LinkedIn? O que funciona melhor para sua empresa? Por e-mail? Quantas vezes tentarei, no mínimo?

A Ativa conta com uma equipe especializada em estratégia digital, para que o conteúdo do seu negócio esteja alinhado com o perfil do seu público-alvo. Para saber mais sobre o trabalho que desenvolvemos nas redes sociais acesse:  http://www.ativa.art.br/servicos/detalhe/marketing-digital

 

FONTE: Texto com Informações do RD Station