WhatsApp Business: como usar essa ferramenta a favor do seu negócio

Atualmente o WhatsApp é utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. E sua utilidade vem crescendo, pois além de se comunicar com a família e amigos, as pessoas também estão querendo utilizá-lo para se conectar às empresas.

Desde seu lançamento, em 2009, o aplicativo transformou-se na forma mais prática e barata de trocar mensagens de texto, áudios e imagens, bastando estar conectado à internet.

Um fator muito relevante que levou empresas a observarem o potencial do aplicativo para os negócios, é que cerca de 98% das mensagens enviadas pelo WhatsApp são abertas em até 3 segundos. Muito diferente dos e-mails, que apesar de serem lidos diariamente, não possuem essa mesma velocidade e capacidade de feedback.

WhatsApp anuncia versão para empresas

A novidade foi anunciada no blog do aplicativo, mas ainda está em fase de testes. O WhatsApp Business tem o objetivo de facilitar e melhorar a comunicação entre empresas e clientes.

Alguns desejam ter um perfil empresarial para que as pessoas tenham certeza de estar falando com a empresa. Outros desejam melhorar a dinâmica de envio de mensagens em massa ou o gerenciamento de um grande volume de mensagens.

Haverá também a possibilidade de incluir o WhatsApp nas campanhas de anúncios no Facebook, onde um clique neste anúncio permitirá iniciar uma conversa pelo aplicativo.

Mas até a versão estar oficialmente liberada, e mesmo depois disso, o WhatsApp pode ser incluído nas suas estratégias digitais. Veja agora algumas dicas que como utilizá-lo a favor dos negócios.

A ética deve prevalecer

Antes de passar para as dicas de como usar o WhatsApp nos negócios, é muito importante lembrar que a forma de utilização do aplicativo deve ser profissional e equilibrada.

Se for disponibilizar o WhatsApp como SAC, por exemplo, deve haver o compromisso em responder às mensagens com agilidade, objetividade, confidencialidade e eficácia.

Assim como, se for utilizar para enviar propostas de vendas e outras ofertas, é preciso ter bom senso e não exagerar. Afinal, com a mesma praticidade que o lead ou cliente aceita seu contato, ele pode bloqueá-lo.

Tendo essa regra crucial em mente, veja algumas das finalidades para qual o WhatsApp pode se tornar um aliado aos negócios.

Relacionamento com o consumidor

Criar um relacionamento com o consumidor é fundamental, mesmo antes de ele se tornar cliente. O WhatsApp é uma ferramenta que pode contribuir muito nessa etapa.

Você pode enviar aos seus contatos informações úteis que tenham a ver com o seu negócio. Não é preciso falar diretamente do produto ou serviço, mas de coisas que estejam ligadas a esse universo e aproximem o consumidor do seu produto ou serviço.

Podem ser vídeos, notícias, indicações, tirar dúvidas, dar sugestões e outras coisas que permitam criar um vínculo e fazer o consumidor sentir-se confortável com a sua presença na vida dele.

Um ótimo exemplo é o que a Hellmanns fez lá em 2014 (para você ver como essa ideia não é tão nova assim). A estratégia da empresa foi enviar receitas personalizadas via WhatsApp aos seus consumidores com base no que eles sinalizavam ter na geladeira. Como complemento da ação, um chef auxiliava com o compartilhamento de imagens sobre técnicas e formas de uso dos produtos Hellmanns.

Para receber as mensagens, bastava cadastrar seu número no site da marca. Por conta disso essa ação não necessariamente é um pós-venda, pois não havia a necessidade de comprar o produto para se cadastrar. Era sim, uma forma gerar uma experiência personalizada; de despertar interesse e fornecer conhecimento. Essa é a etapa inicial do processo de vendas baseado no novo marketing.

Prospecção de clientes

Já comentamos aqui no blog da Ativa sobre como o marketing tradicional vem perdendo espaço no mercado para o marketing digital. Como é o caso do cold calling, quando um vendedor liga para você oferecendo um produto ou serviço que você não solicitou. Inclusive, você nem sabe como ele conseguiu seu número.

Hoje em dia, o marketing digital é voltado para as necessidades do consumidor, focando em oferecer conteúdo útil para o problema dele, através de diferentes estratégias. Nessa etapa, o consumidor poderá fornecer um contato para ter acesso ao conteúdo, seja de e-mail ou WhatsApp, de forma voluntária. Assim, não ficará surpreso quando receber sua oferta de compra.

Outro benefício de prospectar clientes pelo WhatsApp é que a maioria das pessoas preferem responder mensagens escritas do que falar ao telefone. Pois já se acostumaram com a liberdade de poder responder depois, sem pressão.

Essa é uma grande vantagem das mensagens ou imagens por WhatsApp. Você faz contato de uma forma não invasiva e agrada muito mais, aumentando exponencialmente as chances de feedback positivo.

Venda

Por WhatsApp podemos enviar mais do que mensagens ou imagens. Como ferramenta de auxílio às vendas, ele permite enviar um link de boleto, de preenchimento de dados para cartão, contratos, propostas e outras coisas que facilitam o processo através de uma ferramenta que o usuário tem na mão o tempo inteiro.

SAC

Se tem uma coisa que deixa qualquer consumidor com aversão a uma empresa é a falta de um SAC eficiente e eficaz. É nesse ponto de pós-venda que muitas empresas arrumam grandes problemas. E muitas vezes, por simples falta de preparo.

O WhatsApp é uma excelente ferramenta nesse processo. Não precisa abolir o SAC do site ou de um 0800, mas o WhatsApp parece uma solução mais viável para o consumidor. É como se a pessoa tivesse mais confiança de que será atendida e ter seu problema resolvido, pois certamente haverá alguém para ouvir o alerta do aplicativo em tempo real.

Esta será uma ferramenta ainda mais eficaz quando a versão do WhatsApp Business estiver liberada e preparada para um grande volume de mensagens.

Encantamento no pós-venda

Quando um cliente já confiou em você uma vez, é muito mais fácil mantê-lo encantado do que buscar clientes novos. Então, investir em pós-venda é sempre uma excelente estratégia. Além do mais, clientes satisfeitos são promotores voluntários do seu produto ou serviço.

Através do WhatsApp você pode enviar novidades, dicas que tenham a ver com o seu produto ou serviço (não necessariamente ofertas de vendas), lembretes de aniversário e sugestões.

A diferença do pós-venda para o relacionamento com o consumidor, que citamos anteriormente, é a fase do processo.

Lá em cima, falamos de como se relacionar com quem ainda não se tornou cliente. Ou seja, aqui no pós-venda você tem a vantagem de possuir mais informações sobre o cliente, como datas importantes, gostos pessoais, profissão, tudo isso abre um enorme leque para manter um excelente relacionamento pós-venda.

Continue mantendo as outras estratégias de marketing digital

O WhatsApp deve ser visto como um complemento das suas estratégias, por ser uma ferramenta que está sempre ativa na vida das pessoas. Mas não deve substituir outras estratégias digitais, pois cada uma é mais adequada para determinada fase do relacionamento.

Agora, converse com sua Agência Digital e usem a criatividade para atrair mais clientes e agregar mais valor à sua marca.