Nunca é tarde para uma boa conversa – Marketing de Relacionamento

No ramo empresarial, o (bom) relacionamento é fundamental para definir se o seu negócio será um sucesso – ou não. Com base nessa premissa, estudiosos criaram os “Fundamentos do Marketing de Relacionamento”, e é sobre eles que falaremos hoje.

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Kotler define que marketing de conteúdo é “a prática de construir relações satisfatórias a longo prazo”. Interessante, não é mesmo? Resumindo, serve para nortear a empresa a criar, manter e nutrir o relacionamento com seus clientes/fornecedores/funcionários.

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Pare para pensar em uma das marcas mais gigantescas do mundo: a Coca-Cola se mantém no mercado com seu conceito de que em algum momento, poderá substituir a água. Como ela chegou a este “nível”? Esse montante se deve ao fato da marca sempre reforçar seu nome e experiências positivas antes/depois de terem seus produtos consumidos.

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O marketing de relacionamento é uma solução utilizada no mundo inteiro e também é possível para pequenas e/ou médias empresas. Essa forma inteligente de aproximação poderá fazer com seu público alvo compre mais, aumente o ticket médio ou ainda fale bem do seu negócio.

Para implementar esta estratégia, é necessário planejamento, definição de objetivos, execução e mensuração dos resultados, pois a fidelização do cliente inicia já no primeiro contato (em um e-mail ou telefonema).

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