Branded Content: sua marca está na mente das pessoas?

Junto com a ascensão do marketing digital surgiram novas nomenclaturas para as diversas estratégias que a comunicação engloba. Algumas destas estão no auge do seu desenvolvimento, pois permitem um mundo de possibilidades para serem exploradas, como é o caso do branded content, que é usado tanto no marketing digital quanto no tradicional.

O branded content se encaixa na linha do marketing institucional das empresas, ou mesmo, de forma mais específica, do merchandising. Isso, no sentido de que o objetivo de ambos não é vender um produto ou serviço de forma direta, mas sim, manter a marca na lembrança das pessoas.

O branded content é uma estratégia utilizada para estabelecer uma ligação positiva entre a marca e o público.  A mensagem transmitida pode acontecer de diversas formas e através de diferentes meios, mas seu maior objetivo é firmar a marca na mente do público através de uma mensagem capaz de informar, inspirar e entreter: os três ao mesmo tempo, ou separados.

Principalmente agora que vivemos em uma sociedade conectada em tempo real pela internet, onde todos opinam, julgam e buscam consumir produtos e serviços que tenham conceito socioambiental e um posicionamento bem definido, as marcas precisam enxergar oportunidades de transmitir seu propósito e por que merecem ser as escolhidas.

Dessa forma, pode-se perceber que, apesar de não ter o objetivo direto de vender o produto ou serviço, o branded content faz parte desse processo. Com parte do marketing de conteúdo, ele permite que o público conheça as marcas, selecione as que mais satisfazem suas necessidades e entre em contato com elas por livre escolha.

Em outros casos, nem mesmo é preciso que a estratégia de branded content atinja apenas o público-alvo da marca. Há marcas de porte internacional que ficam conhecidas mesmo por quem nunca irá utilizar seus produtos ou serviços. Apenas, porque viralizaram com alguma campanha ou peça de conteúdo muito criativa, curiosa e atrativa.

Conheça alguns modelos de branded content

Com a liberdade de escolha e a quantidade de conteúdo que a internet tem colocado na vida das pessoas, elas começaram a compreender melhor as estratégias de comunicação. Percebem com mais clareza a competitividade entre as marcas e passam a ser mais exigentes com o que querem ver/curtir/compartilhar. O consumidor não é mais um mero alvo. Ele é parte do processo de construção da marca.

Por isso, o branded content precisa ser mais envolvente, mais profundo. Precisa captar a atenção no momento certo e da maneira certa, para despertar uma emoção positiva e ganhar o coração do público.

Dessa forma, são muitos os estilos e formatos para fazer branded content. Desde um vídeo amador com alguns segundos, ações de guerrilha, campanhas publicitárias de apelo institucional ou informativo, até séries cinematográficas de tirar o fôlego.

Veja abaixo vídeos de ações de branded content.

GoPro e RedBull – Quando Felix Baumgartner saltou da estratosfera

https://www.youtube.com/watch?v=dYw4meRWGd4

Série de filmes “The Hire” da BMW

https://www.youtube.com/watch?v=jzUFCQ-P1Zg

https://www.youtube.com/watch?v=m9fgiE1JU9o

BlendTec – liquidificadores mais potentes do mercado

https://www.youtube.com/watch?v=lBUJcD6Ws6s

Bill Gates na campanha viral para a conscientização da doença ELA

https://www.youtube.com/watch?v=XS6ysDFTbLU

Campanha de desarmamento dos EUA

https://www.youtube.com/watch?v=LsqD_AkzcC8

Com diferentes propostas, formatos e objetivos, aqui mostrados através de vídeos, o branded content é isso. Uma maneira impactante de se aproximar do público para transmitir sua mensagem, fazendo com que sua marca (instituição ou campanha) seja lembrada e compartilhada de forma espontânea.